1. REFERENCIAL TEÓRICO
Nas
referências teóricas serão abordadas algumas questões gerais do marketing e algumas específicas
relacionadas ao tema abordado. Serão levantados alguns conceitos e citações com
relação a marketing no geral,
sistemas de marketing, estratégias e
plano de marketing (incluindo a
psicologo
fisioterapia
motoboy
drenagem linfatica
encanador
dedetização
matriz SWOT3, alianças), marketing de relacionamento, marketing de serviços e marketing jurídico (incluindo os normativos e considerações sobre estes). Cabe salientar que não é objetivo desta pesquisa aprofundar-se nessas questões, sendo prioridade a explanação dos conceitos que serão objeto de estudo e embasamento posteriormente na análise dos dados obtidos. marketing para advogados
fisioterapia
motoboy
drenagem linfatica
encanador
dedetização
matriz SWOT3, alianças), marketing de relacionamento, marketing de serviços e marketing jurídico (incluindo os normativos e considerações sobre estes). Cabe salientar que não é objetivo desta pesquisa aprofundar-se nessas questões, sendo prioridade a explanação dos conceitos que serão objeto de estudo e embasamento posteriormente na análise dos dados obtidos. marketing para advogados
1.1. ddddddddddddddddddddddd
Marketing é um vocabulário composto de market,
que significa mercado, com a inclusão do sufixo “ing” que, no inglês, é
indicativo de gerúndio. O gerúndio dá ideia de ação e é neste ponto que é visto
o conceito de marketing, ou seja, tem
o sentido de uma ação, ação de compra e venda, ação de mercado, voltada para o
mercado (MENCK; MORIGUCHI, 2008).
O entendimento
do conceito de marketing, ou mesmo
como se refere Menck e Moriguchi (2008, p. 16) “a internalização” deste
conceito é fundamental para o melhor
entendimento e para uma melhor prática das técnicas e conceitos apresentados.
Há certa banalização sobre o conceito de marketing,
relacionando-o apenas com propaganda. Segundo Machline
et al. (2006, p.2):
[...] o conceito
de marketing pode ser entendido como
a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera
vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica
das variáveis controláveis de marketing:
produto, preço, comunicação e distribuição.
3 Matriz
SWOT é uma das formas de análise de ambientes internos e externos à organização
em que é feito o cruzamento de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Cobra (1992, p.
34), entende que “Marketing é o
processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e
distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam
os objetivos individuais e organizacionais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário